Pular para o conteúdo

Os xenobióticos são toxinas químicas que competem com os receptores hormonais, ou melhor, com os receptores endócrinos.

Também conhecidos como disruptores ou desreguladores endócrinos, esses inimigos invisíveis estão presentes, por exemplo, em cosméticos, produtos de limpeza, solventes, embalagens de alimentos e até mesmo conservantes presentes nos alimentos..

Os disruptores endócrinos são substâncias que se passam por hormônios, ocupando o espaço que deveria ser ocupado pelos hormônios naturais do seu organismo levando a diversos problemas de saúde e até mesmo cancer.

O sistema endócrino possui um mecanismo “chave-fechadura”, onde cada hormônio tem o formato certo para os seus receptores (veja na figura).

Em condições normais, os hormônios naturais do corpo se encaixam nesses receptores e “disparam” toda a cascata biológica do corpo, melhorando não só a nossa imunidade, mas também garantindo a homeostasia do nosso organismo.

Nesse sentido, os disruptores endócrinos possuem o mesmo encaixe que os hormônios naturais do corpo, competindo entre si por esses espaços.

Dessa forma, quando um hormônio natural chega, ele não encontra espaço nesses receptores, levando à depleção do nosso organismo.

Em 2016, a Comissão Europeia divulgou uma lista com 66 compostos químicos, levando a uma avaliação que identificou “clara evidência de perturbação da atividade endócrina”.

Abaixo classificamos os principais compostos de acordo com produtos comuns do dia-a-dia. Confira!

Ativos presentes em cosméticos aprovados pela Vigilância Sanitária

  • Petrolatum;
  • Irgasan (triclosan);
  • Alguns blends químicos que compõe os filtros solares, como as benzofenonas;
  • Ainda há evidencias que os parabenos também participem, além dos desodorantes com alumínio.

ATENÇÃO! Dia de farmacêutica e cosmetóloga:

Gestantes devem utilizar filtros solares que contenham ativos hidrossolúveis ou vegetais ricos em flavonoides inclusive os polifenois são excelentes protetores solares);

Substâncias químicas em especial presentes nos plásticos de utensílios domésticos

Entre os utensílios podemos encontrar mamadeiras, vasilhames, entre outros que, ao serem submetidos a altas temperaturas (calor) e radiações, como as de micro-ondas, liberam ftalatos (BBP, DEHP, DOP e DBP).

Inclusive uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Rochester, em Nova York (2016), apontou que alguns ftalatos bloqueiam a ação do hormônio masculino testosterona em bebês, interferindo no desenvolvimento genital e cerebral de meninos.

Prestar atenção também em produtos que contenham:

  • bisfenol A;
  • dioxina;
  • atrazina.

Medicamentos

Até mesmo os medicamentos naturais, como os fitoestrógenos da soja, competem com o receptor tireoidiano.

Outro medicamento muito utilizado por mulheres nos anos 50 e 70 foi o Dietilestilbestrol que, na época, segundo a OMS, apresentou resultados desastrosos, como o câncer de vagina e infertilidade nas filhas nascidas de mães que o usaram, além de deformações irreversíveis do útero.

Metais tóxicos e ligas metálicas

Materiales de los instrumentos de viento: metales

Este é um caso bem especial, porque no mundo tecnológico em que vivemos (celular, tv, tablet, relógio digital.), além da exigência estética de uma sociedade corrompida pela aparência, os metais tóxicos estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia.

Eles podem ser encontrados em locais como:

  • nos alimentos;
  • (peixes, grãos, cereais);
  • cosméticos e maquiagens;
  • tinturas para cabelo;
  • na água;
  • no ar;
  • no solo;
  • panelas;
  • cigarro;
  • e até em nosso corpo (amálgamas e implantes).

Como eliminar toxinas químicas do organismo?

Atenção! Todo e qualquer procedimento de saúde deve ter acompanhamento médico, portanto, não deixe de realizar uma consulta antes de iniciar qualquer procedimento de detoxificação.

Entre em contato para realizar consulta comigo e começar agora o seu protocolo detox com segurança!

Preparei algumas dicas de práticas integrativas e do dia-a-dia para te auxiliar a evitar e eliminar esses inimigos do seu organismo. Confira:

Dicas sobre como eliminar toxinas químicas

Confira essas dicas do naturopata, parapsicólogo, especialista em fisiologia humana, saúde quântica, gerontologia e saúde mental Nivaldo Santos, em uma live super bacana realizada no meu Instagram no dia 01 de julho.

Florais de Bach para eliminar toxinas químicas

Larch

Àquelas que têm falta de confiança em si mesmos.

Por não acreditarem em sua capacidade de realização, acabam não tentando fazer algo por estarem, antecipadamente, certos de que irão fracassar.

Não se arriscam nem se esforçam o suficiente, admirando muito os que conseguem as coisas na vida, sem sentir inveja ou mágoa.

Não se consideram tão bons nem tão capazes como os demais, numa absoluta convicção de inferioridade, privando-se das melhores oportunidades da vida, como o aprendizado com as experiências novas. Suas falas mais frequentes são: “Não vou conseguir”, ” Não sou capaz”, “Não sei”.

Larch vai ajudar os que sentem falta de confiança na sua capacidade antes de exames, entrevistas, palestras, concursos.

Clique aqui para solicitar esse produto.

Aspen

Aos que trazem medos ou preocupações de origem desconhecida. São os medos ou sinais que vêm do inconsciente e que a pessoa não consegue entender, maus presságios, más premonições.

Sente-se apavorada, com a sensação de algo ruim prestes a acontecer, embora não saiba exatamente o que é, pois vem do inconsciente.

Os medos de Aspen podem ocorrer tanto de dia quanto de noite, uma ansiedade inexplicável e maus pensamentos podem se apoderar da pessoa de repente, quando sozinha ou em companhia de amigos.

Podem ser acompanhados de suores, tremores e arrepios. Medo do sobrenatural.

Clique aqui para solicitar esse produto.

Walnut

Àqueles que têm dificuldade em adaptar-se a mudanças ou que são muito sensíveis a influências, interferências e ideias externas.

Walnut - Floral de Bach - 10ml

O Dr. Bach escreveu que Walnut é “o remédio para os que decidiram dar um grande passo na vida, romper velhas convicções, deixar antigos limites e restrições, e enveredar por um caminho novo”.

Aos que têm ideias definidos, objetivos claros, mas tendem a desviar-se deles por influências externas como: pressão de outras pessoas, convenções religiosas ou raciais, antigas tradições familiares, fatos marcantes do passado.

Indicado para as grandes decisões que tomamos na vida, como casamento, divórcio, mudança de religião, de trabalho ou profissão, de casa, de país, pois facilita a transição do velho para o novo, cortando os laços e as influências do presente ou do passado, libertando-se para que possamos cumprir nossa missão.

Clique aqui para solicitar esse produto.

Florais Quânticos para eliminar toxinas químicas

Quelanthus

Floral que contribui na eliminação de metais tóxicos no corpo. Existe na forma de gel e gotas.

Quellanthus (Sublingual) - Ionquântic - Fisioquantic

Nutreger

Frequência floral que auxilia na fixação dos principais minerais em nosso organismo. Interessante ser utilizado em conjunto com o Quelanthus mas com intervalo no uso entre um e outro de no mínimo 4 horas.

Nutreger (Fisioquantic) - Farmácia Formularium

Bioquantic

Frequência floral que neutraliza agentes tóxicos, que possam desestabilizar o equilíbrio energético de seus corpos. Útil em processos desde intoxicações alimentares, parasitárias e químicas.

Fisioquantic Ind e Com de Produtos Naturais Ltda - ME

Obs: não utilizar próximo ao uso de medicamentos, caso o faça.

Óleo vegetal para eliminar toxinas químicas

Cominho negro

A Nigella Sativa, conhecida popularmente como Cominho Negro, não deve ser confundida com o Cominho comum (Cuminum cyminum L.) apesar de suas aparentes semelhanças. A planta é da família Ranunculaceae e têm cores pálidas e flores brancas e azuis.

Seu óleo é feito a partir das sementes prensadas a frio, sendo portanto uma mistura de óleo essencial e óleo graxo. A sua cor é castanho claro e o sabor é ligeiro amargo e tem um aroma levemente picante.

Originária da Ásia Menor, Norte da África e Sul da Europa, as sementes do Cominho Negro são usadas desde tempos remotos como especiaria e por suas propriedades medicinais. Ganhou popularidade no Paquistão e na Índia, onde foi incorporado pela Medicina Védica. Esta planta tem fama de “cura tudo” em diversas culturas diferentes, incluindo a Islã.

Benefícios:

  • Desintoxicante celular
  • Anti-inflamatório
  • Antibacteriano
  • Antifúngico
  • Acaricida
  • Antioxidante
  • Tônico do sistema digestivo
  • Indicado para constipação
  • Reduz a frequência de ataques epiléticos
  • Hepatoprotetor
  • Indicado para mulheres no período da menopausa
  • Potencial para melhorar a tolerância e reduzir a dependência a morfina
  • Clareador de manchas escuras formadas por acúmulo de melanina

Clique aqui para solicitar esse produto.

Óleos essenciais para eliminar toxinas químicas

Canela

Óleo Essencial de Canela Casca Terra Flor 10ml - Óleos Essenciais - Magazine Luiza

Estimula a digestão, ameniza a fraqueza causada por diarreia, vermífugo. Potencial antimicrobiano, combate sintomas de infecção urinária.

Óleo essencial dermoagressivo. Não deve ser usado na gestação.

Clique aqui para solicitar esse produto.

Cravo Botão

O Óleo Essencial Natural de Cravo Botão da Terra Flor é considerado o óleo essencial da mudança, pois seu aroma muda o foco da energia da contemplação para a ação.

Indicado para os biotipos ayurvédicos Kapha e Vata.

Óleos Essenciais Cravo-botão - Velas e Luminárias

É muito indicado para diminuir a sensibilidade da polpa dentária, além de ser um excelente antisséptico, antimicrobiano, anti-inflamatório e cicatrizante capaz de eliminar várias bactérias presentes na cavidade oral, auxiliando na assepsia e saúde bucal.

Se usado em bochechos promove um hálito agradável e combate retração de gengivas. É também eficaz no combate à acne, para atenuar a dor muscular e no tratamento de unhas quebradiças, rachadas ou fracas.

Clique aqui para solicitar esse produto.

Camomila azul

O Óleo Essencial de Camomila Azul da Terra Flor também chamada de “Camomila Alemã” tem propriedades anti-inflamatórias intensas e possui um aroma forte de erva.

Versátil, calmante, reconfortante e sedativo.

É potente contra sintomas emocionais que geram problemas de pele. Além disso, o óleo essencial é excelente contra dores musculares, artrites, dores de cabeça, dores de dente e ouvidos.

Óleo essencial de Camomila Alemã “ Azul” 5 ml – Terra Flor | Droga Raia

Pode ser útil para tratar problemas relacionados com a menopausa, na síndrome do intestino irritável, diarreia, cólicas, entre outros.

Clique aqui para solicitar esse produto.

Embalagens sofisticadas e promessas de marketing nem sempre garantem a qualidade dos produtos. Apesar de existirem muitas pesquisas na área cosmética, grande …

Quase 24 anos de práticas clínicas e até hoje me surpreendo com os benefícios dos óleos essenciais. Eu poderia escrever um livro …